sábado, 27 de março de 2010

Deus

Lindo!

Felicidade

Lindo demais da conta!!!!!!!!!!!!!
Nossa, sem comentários!

परा प्रोफेस्सोरा Suzana

Bjos no coração da Professora Suzana Urso.

Janis

Para Nós!

जानिस

Para Nós!!!!!!!!
Bjos da SÔ

परा नोस्सोस पैस

Para nossos Pais.

Outono


"Nessa casa serei habitado.
Nela me espera o vinho que me beberá.
Muito suavemente bato na porta, e espero o outono chegar."
Eduardo Galeano

Amigos...


"Os verdadeiros amigos não trazem da boca palavras fingidas ou falsas histórias."

Um novo dia...


"Eu vou te dar alegria
eu vou parar de chorar
eu vou raiar um novo dia."

"Saltando e cantando e rindo
E gozando o nosso segredo comum
Que é o de saber por toda a parte
Que não há mistério no mundo
E que tudo vale a pena."
Fernando Pessoa.

Dia após dia!


"E eis que, menos sábios do que antes
Os seus lábios ofegantes
Hão de se entregar assim: Me leve até o fim."
Chico Buarque.

Liberdade!

Amor ou Karma? - Maria Silvia Orlovas

Amor ou Karma? - Maria Silvia Orlovas

Ciladas da iluminação - El Morya Luz da Consciência

Ciladas da iluminação - El Morya Luz da Consciência

Jung: Introversão e Extroversão

Jung: Introversão e Extroversão

A nova mulher e suas ferramentas em busca da plenitude!

A nova mulher e suas ferramentas em busca da plenitude!

Amigas, amigas...

Amigas, amigas...

Hora do Planeta.

Juntem-se a nós!

Entre no site www.horadoplaneta.org.br

Avatar - Virgínia

Café Filosófico

Ontem assisti Avatar. Tenho o hábito de escrever a respeito das impressões deixadas logo após assistir um filme.

Um fato que achei interessante, é que apesar do intuito de mostrar que os erros de uma civilização se repetem, no caso os Estados Unidos, é clara a mensagem, mais que consciente, do interesse pela posse da terra do outro, não importando quais as atrocidades que possam advir disso.

Os símbolos mais evidentes são o ataque da cavalaria, só que dessa vez os índios levam a melhor. Também as guerras do Vietnam e as mais recentes. É interessante também a miscigenação de caracteres físicos representando os povos discriminados, tais quais o índio e o negro.

Muito embora a crítica brasileira tenha achado que a mensagem fosse batida, acredito que às vezes seja necessário reprisar certas mensagens, principalmente quando se refere à necessidade da manutenção da vida no globo.

A Terra está gritando a plenos pulmões a mensagem derradeira do alerta sobre a manutenção do seu escasso equilíbrio.

A ambição desmedida na mão de alguns e a cegueira de muitos ainda na necessidade de dar uma solução para o acúmulo de detritos deixados pela nossa civilização.

Quanto à ambição desmedida de alguns é quando o deslumbre pelo poder e pelo dinheiro causa sérios distúrbios no globo, como o ataque à nossa Amazônia, a redução de nossas matas, causando desequilíbrios que podem chegar até a desertificação de grandes áreas. Aziz Ab Saber, professor de geomorfologia da USP, já na década de 1980, explicava a erosão do solo causada pelo tempo prolongado do uso de pastos e criação de bovinos. No Rio Grande do Sul, já se nota a área de desertos avançando em forma de dunas sobre áreas agropastoris, efeito de reabertura de antiga faixa desértica da era quaternária provocada pelo uso incorreto do solo. Os problemas causados pelo gás freon, hoje proibido, os buracos da camada de ozônio e o superaquecimento da Terra, a invasão das regiões litorâneas pelos mares devido ao derretimento dos pólos... Já ouvíamos esses anúncios de nossos professores no ginásio e nem dávamos bola, principalmente por que isso parecia longínquo, e claro, nossos bisnetos e tataranetos que se preocupassem com isso... Só que nós estamos vivos, nossos filhos estão em todas essas áreas e serão nossos queridos netinhos que sofrerão com maior intensidade os reflexos desse desequilíbrio.

Estamos recebendo sinais incessantes de que o tempo chegou. Ou nos conscientizamos e mudamos, ou o nosso consumismo exacerbado e a infeliz destinação de nosso lixo aumentado muitas vezes pela forma de pensar que o novo é legal e o de ontem, obsoleto, nos empurra cada vez mais para o tão desacreditado destino da Terra.

A sabedoria na melhor forma de se aproveitar o obsoleto, torna-se cada vez mais a última palavra da moda, e as pessoas começam a entender que a realidade é outra, que o importante é descobrir a própria importância como cidadão, fazendo valer sua voz e não permitindo a poluição e devastação de nossos mananciais, que a responsabilidade cabe a nós mesmos na modificação de nossos hábitos, sabendo fazer um descarte consciente, auxiliando na coleta seletiva que por hora se nos apresenta e combinando quais os melhores locais para a sua captação.

Fazer do diálogo um hábito, preferindo-o a critica que somente afasta e segrega, deveria ser encarada como uma nova forma de pensar por todos nós.

Bom...

Melhor é assistir e depois comentar...

Estamos montando um espaço de discussão, entretenimento e leitura.

A Oficina Cultural de Conchas logo abrirá sua portas.

Somos um grupo formado por Conchenses que residem em Conchas e tem a preocupação de resgatar a memória desta Cidade, e por aqueles que saíram daqui, aprenderam lá fora e voltaram, todos com o comprometimento de devolver a esta terra tão amada os talentos adquiridos e que um dia nos serão cobrados.

Estaremos esperando para um bate papo legal.

Até lá.

Virgínia M. Caram

sexta-feira, 26 de março de 2010

Como nossos Pais...

Aqui estamos para homenagear nossos Pais e tudo o que eles deixaram para nós.

domingo, 21 de março de 2010

O contexto da Ayahuasca

O contexto da Ayahuasca

Árvore do Saber

Esta obra artística foi criada por Gustavo Cortelazzi, filho de nossos amados amigos, Lília e Nivaldo. Parabéns Querido Gustavo!

De onde venho, pra onde vou?

"Quem sou eu?"
De onde venho, para onde eu vou?
Ao longo de toda a história da humanidade, o homem sempre buscou respostas para essas indagações, através dos meios e recursos de que ele dispunha.
(...) conscientemente ou não, o homem está sempre em busca de si mesmo.
No íntimo de sua consciência, sabe que a finalidade da vida é descobrir seu eu verdadeiro, uma vez que, somente depois dessa descoberta, ele desperta para a realidade e poderá viver no autêntico e completo sentido da palavra, exprimindo a si mesmo e utilizando toda a capacidade, a energia e as qualidades que possui.
Angela Maria La Sala Bata (1995, p. 1).
"Penso que todos os sonhos, aspirações e até mesmo nossas insatisfações são sintomas desse desejo: encontrar o nosso verdadeiro EU. Esse reconhecimento, de quem de fato somos, nos faz sentir vivos, espontâneos e criativos, percebendo nossa missão na vida e descobrindo a direção que devemos tomar."

O Escambo

"Cada fracasso ensina ao homem algo que necessita aprender."
Charles Dickens, escritor inglês (1812-1870)

Conhecendo-se melhor

"O afeto converte as tormentas
E as tempestades dos sentimentos
Em dia límpido
E ilumina com luz solar as trevas
E as confusões dos pensamentos."

Francis Bacon, político, filósofo e ensaísta inglês (1561-1626)

Criação e União

No dia 20 de março de 2010 > Juntos criamos uma Oficina Cultural para a nossa amada Conchas.
"O Ser Humano: Obra em Permanente Construção."

É disto que somos feitos: tentativas. Todo exercício é um tentar, muitas vezes exaustivo. Mas é disso que a vida é feita. Desde que colocamos os pés no chão quando nos levantamos da cama pela manhã, empreendemos uma sucessão de experimentos. Nossa interação com o mundo circundante é construída por meio deles e desejamos sucesso sempre.
Recuperando uma imagem criada por Saramago, em que dez ou doze pessoas assustadas estão sentadas ao redor de um saco de medos (e não precisavam ser tantas pessoas), que esse grande mestre chamou de grupo, não é difícil deduzir também que elas, em grupo, estão tentando. Para isso discutem, debatem, problematizam, trocam experiências, enfim. Isto tem um prêmio: a riqueza do galgar os passos. Todavia, isso tem um preço: o desgaste natural das engrenagens das quais são feitas as relações humanas. Se tem um preço, se tem um prêmio, é ou não um jogo?
É um jogo onde não há regras para jogarmos sozinhos. Cooperar, competir, indagar o mundo e indagamo-nos são fenômenos intimamente ligados um ao outro e simbioticamente necessários um ao outro e ao homem. Assim como somos imprescindíveis um ao outro. A emulação é o traço mais característico desse jogo e só podemos fazê-la coletivamente, apesar dos temores individuais e singulares modelos de mundos. Mas é isso, construímos o nosso mundo circundante a partir das necessidades grupais, refinadas das nossas essências pessoais. Talvez por isso disse Leonardo da Vinci que o homem é o modelo do mundo.
A verdade é que cada um de nós, virtuosos como nos acreditamos ser, treme de medo de se restar só. Então buscamos, inapelavelmente, ao nosso derredor os indivíduos mais próximos para formarmos grupos e depois desfazermos, indo somarmo-nos adiante a outro grupo, e assim por adiante. É por meio desse fenômeno, que não é fortuito, que damos rumos aos acontecimentos, em um moto-contínuo de procuras.